Tempo seco exige atenção e cuidados com a saúde

-
O período de inverno se caracteriza pela falta de chuva e pela baixa umidade relativa do ar, responsáveis por muitos problemas respiratórios na população. Para aliviar os sintomas causados pelo tempo seco, confira algumas dicas para cuidar da saúde e lidar melhor com essa época do ano.

É essencial aumentar o consumo de líquidos, como água, sucos naturais e água de coco, especialmente entre idosos e crianças, que são os que mais sofrem com os efeitos da baixa umidade do ar.

A prática de exercícios é muito importante, porém a alta concentração de poluentes e a baixa umidade prejudicam a qualidade do ar. Portanto, a dica é evitar atividades físicas de grande esforço em locais abertos nos horários de grande movimentação de automóveis.

Limpe sua casa com pano úmido, evitando que a poeira fique em suspensão e promova reações alérgicas.

Escolha alimentos frescos e, preferencialmente, produzidos próximo do horário de consumo. Substitua a fritura por alimentos assados ou cozidos e troque o sorvete de massa por picolé de frutas. Além disso, é indicado trocar queijos amarelos por queijos brancos.

Durma em local arejado e umidificado com toalhas molhadas, reservatórios com água ou ainda com umidificadores.

Evite banhos muito quentes, que ressecam a pele, e use sempre um creme hidratante. Caso tenha irritação respiratória e dos olhos, use soro fisiológico para lavar essas regiões.

Fonte: Albert Einstein

Conteúdo Relacionado

Fique por dentro das últimas novidades.

Tempo seco exige atenção e cuidados com a saúde

Leia mais

Sinais de estresse: causas, efeitos e tratamento

Leia mais

Intolerância à lactose e os cuidados com a alimentação

Leia mais