Sinais de estresse: causas, efeitos e tratamento

-
É cada dia mais comum ver pessoas falando que estão estressadas após um dia corrido ou cheio de afazeres. Porém, nem sempre isso gera sinais de estresse, um mecanismo fisiológico responsável por auxiliar na sobrevivência. Dessa forma, é importante conhecer as causas, efeitos e formas de tratamento desse problema.

SINAIS

É preciso estar atento aos sinais do dia a dia, pois o corpo sempre avisa quando as coisas não vão bem. Confira alguns sinais de estresse:

Sensação de desgaste constante
Alteração de sono
Tensão muscular e formigamento
Problemas de pele
Hipertensão
Mudança de apetite
Alterações de humor
Perda de interesse pelas coisas
Problemas de atenção, concentração e memória
Ansiedade
Depressão
CAUSAS

INTERNAS:

Alguns fatores responsáveis pelo estresse estão ligados a características de personalidade, como perfeccionismo, pressa, querer fazer tudo ao mesmo tempo.

EXTERNAS:

São aquelas relacionadas ao ambiente e que exigem adaptação, como o nascimento de filho, mudanças profissionais, aposentadoria, mudança de casa, divórcio, doença ou morte de pessoas queridas. Além disso, há também os fatores do dia a dia, como problemas no trânsito ou vias muito movimentadas.

COMO EVITAR E TRATAR SINAIS DE ESTRESSE

Diversas situações no dia-a-dia se apresentam para as pessoas e essas se adaptam a elas. Diante disso, considera-se que o estresse é necessário, pois faz os indivíduos levantarem e irem em busca do que querem ou precisam. No entanto, esse elemento se torna um problema ao se tornar excessivo e superar a capacidade de adaptação ou ao persistir por muito tempo.

O tratamento dos sinais de estresse foca nos seguintes pontos:

Administrar os estressores
Para evitar e tratar os sinais de estresse é preciso reconhecer os próprios limites, identificar os que “pesam” mais e eliminar, administrar ou deixar para depois o excesso de peso. Para isso, a dica é desenvolver habilidades como dizer não, negociar e priorizar.

Além disso, é essencial descansar adequadamente, garantindo que a capacidade de atenção, concentração, memória, julgamento e tomada de decisão não seja comprometida.

Aumentar a resistência a eles
Aumentar a resistência aos estressores significa manter nosso organismo saudável e em condições de enfrentar os desafios. Para isso, é essencial ter alguns cuidados básicos, como:

– Dormir bem

– Cuidar da saúde

– Alimentar-se de forma saudável

– Fazer atividades físicas

– Ter momentos de prazer e relaxamento

– Evitar o consumo de estimulantes e substâncias tóxicas, como café, bebidas alcóolicas, tabaco e outras drogas.

Mudar a forma de enfrentar os estressores
Ao perceber que não é possível mudar ou eliminar o estressor, é preciso se adaptar a ele da melhor maneira. Afinal, se tiver que enfrentar um estressor, terá duas opções: ficar irritado e sofrer ou aproveitar a experiência para aprender coisas novas e desenvolver novas habilidades.


Atenção! Nunca deve-se lançar mão da automedicação, especialmente porque o tratamento contra estresse envolve a prescrição de complexos vitamínicos e até o acompanhamento de um psiquiatra.

 

Fonte: Albert Einstein

Conteúdo Relacionado

Fique por dentro das últimas novidades.

Tempo seco exige atenção e cuidados com a saúde

Leia mais

Sinais de estresse: causas, efeitos e tratamento

Leia mais

Intolerância à lactose e os cuidados com a alimentação

Leia mais